Informe Legislativo 40ª Sessão Ordinária

por opo — publicado 20/11/2015 08h42, última modificação 06/06/2017 09h07
A Sessão Ordinária ocorreu na noite de segunda-feira (16/11/2015) às 18:30h no plenário da Câmara Municipal de Ouro Preto do Oeste.

Na noite desta segunda-feira (16), durante a 40ª Sessão Ordinária foi feita a leitura, discussão e votação única da Moção de Pesar ao que em vida se chamou Ailton Silas Quirino, também foram lidas as indicações dos vereadores Edis Farias (SD), Milton do Bar (PRP), Ivone Vicentin (SD) e Cleide Almeida (PDT).

O vereador Edis Farias (SD) indicou a substituição dos pranchões da ponte do Rio Caboclo, localizada na linha 63, próximo ao campo do Palmeirinha. O parlamentar frisou que não há dúvidas de que o inverno amazônico representa um sério problema para a zona rural no município, o qual apresenta como principal causa/problema as enchentes e enxurradas. Lembrou também que nesse aspecto, faz-se interessante reafirmar que a localidade é denominada como válvula propulsora do escoamento agrícola da região, do mesmo modo, observa-se que a linha mencionada possui pequenas propriedades quais são responsáveis pelo fomento econômico com sua produção hortifrutigranjeira. Edis ressaltou que disponibilizando a substituição das pranchas da ponte mencionada, o município proporcionará melhores condições aos produtores e munícipes, com isso, fomentando a economia do município.

O parlamentar Edis Farias (SD) indicou o cascalhamento dos pontos críticos da linha 205. Em sua argumentação Edis lembrou que não há dúvidas que o inverno amazônico representa um sério problema para a zona rural no município, o qual apresenta como principal causa as erosões e surgimento de atoleiros e por este motivo faz-se interessante reafirmar que a linha é de suma importância para o escoamento da produção agrícola e que disponibilizando o patrolamento/cascalhamento da via coletora, o município proporcionará melhores condições aos produtores e munícipes da localidade mencionada.

O vereador Milton do Bar (PRP) indicou a contratação de médico pediatra para o município de Ouro Preto do Oeste. Milton em sua reivindicação lembrou que não há atendimento especifico nessa área e a população reivindica junto aos vereadores por providencias e que muitos não têm condições financeiras para pagarem uma consulta médica pediatra e acabam não sendo medicados adequadamente. Sendo que há um número grande de crianças com doenças entre outras e que dependem desse atendimento.

A vereadora Ivone Vicentin (SD) indicou que seja oficializado junto ao Detran/RO a reivindicação para elaboração do planejamento estratégico de estudo arquitetônico de mobilidade urbana para atender o município de Ouro Preto do Oeste e que seja incorporado ao presente estudo mapeamento do centro urbano do município no sentido de atender as principais vias e logradouros no que compreende a sinalização vertical, horizontal e eletrônica. Em sua indicação a vereadora vem de encontro a real necessidade do município em atender a reivindicação antiga da comunidade referente ao planejamento e execução do sistema de sinalização de trânsito no centro urbano para combater os índices alarmantes de acidentes ocorridos na cidade. Ivone frisou que cabe informar que foram realizadas diversas reuniões com a direção estadual do Detran/RO na busca da presente solução, sendo que foi prontamente acolhido o projeto por parte da equipe técnica daquela instituição e que ficou a cargo do município iniciar o procedimento administrativo de convênio para aplicação de tal benefício.

A vereadora Cleide de Almeida (PDT) indicou a recuperação da ponte situada na rua Padre Cícero, próximo a travessia com a rua Izabel Pinheiro, bairro União. A edil lembrou que a referida ponte de madeira e estrita que passa apenas um veículo por vez, e também transita caminhão pesado que no momento estão transitando em outro percurso por motivo da ponte não comportar o peso dos mesmos e na época das chuvas a ponte fica impedida de transitar. Destacou também que caso for necessário seja asfaltado aquele pequeno espaço e que seja colocado barras nas laterais para a proteção dos veículos e pedestres que por ali passam.

Moção de Pesar

A vereadora Rosária Helena (PROS) foi a autora da Moção de Pesar ao que em vida se chamou Ailton Silas Quirino, popularmente conhecido como Ailtinho. Ailton faleceu em 06 de novembro de 2015. Administrou o Distrito de Nova União nos anos de 1993 e 1994 (na atualidade município). Conduziu o posto eletivo de Vereador da Câmara Municipal de Ouro Preto do Oeste. A Câmara do Município de Ouro Preto do Oeste eterniza de forma singela a bravura deste brasileiro que tanto fez pelo crescimento de nossa terra.

Votação

Durante a 40ª Sessão Ordinária foi aprovado em votação única da Moção de Pesar ao que em vida se chamou Ailton Silas Quirino.